KitesurfIlhabela é conhecida como a Capital da Vela, possui vários pontos excelentes para a prática de kitesurf.

Os locais para a prática de kitesurf em Ilhabela são a Ponta das Canas, a Praia do Perequê e a Praia da Armação.

Já imaginou subir numa prancha de surfe e sair dropando pêlos ares com uma pipa gigantesca lá no céu te puxando a 50 km/h. Pois é mais ou menos o que sente quem encara o kitesurf, esporte que nasceu no Havaí em 97 e acaba de chegar ao Brasil.

Praticado principalmente em Ilhabela, conhecida pêlos bons ventos, vai ser a sensação deste verão entre surfistas, windsurfistos, wakeboarders e malucos em geral. Sim, porque a parada não é para marinheiros de primeira viagem.

Em uma combinação de prancha de wind surf e vela similar ao parasail, o resultado foi um novo esporte. O Kitesurf!

Formado por trapézio, pipa, prancha e coletes salva-vidas, esse esporte dependente de bons ventos e cada vez mais dá um colorido nas praias de Ilhabela, no litoral norte paulista.

Para se aventurar são necessárias de 10 a 12 horas de aprendizado que incluem: familiarização e montagem do equipamento, técnicas e manobras, noções do vento, tipos e tamanhos de kite e o mais importante, a segurança.

Inicialmente pratica-se o controle da vela em terra e depois na água, quando estará acompanhado de um instrutor para orientação e ajuda. As melhores praias da Ilhabela para a prática são: Perequê, Siriúba e Armação.

Kitesurf é um esporte novo que vem ganhando cada vez mais espaço entre os velejadores.

É um esporte fácil que requer equilíbrio e força. Muitos que praticavam windsuf aderiram à nova moda do kite e alguns dos melhores esportistas brasileiros de kitesurf da atualidade são de Ilhabela.

Quando venta forte de sul nos finais de semana, a praia do Perequê é a pedida. Quando de leste, a Ponta das Canas fica indispensável com seus ventos constantes.

Kitesurf ou kiteboard, é um esporte aquático inventado em 1985, por dois franceses, no qual consiste em uma pipa, um trapézio, uma barra de controle e uma prancha. Seu nome veio de duas palavras inglesas: “kite” que significa pipa e “surf” que significa navegar.

O vento não é tão constante ao longo do ano e as aulas de kitesurf em Ilhabela geralmente são nas praias do Perequê, Siríuba e Armação, por terem as melhores condições/posição referente as formações montanhas de São Sebastião.

Entre Ilhabela e São Sebastião forma-se um corredor de ventos constantes durante o ano todo no canal de São Sebastião.

O kitesurf mistura elementos de vários outros esportes radicais. A prancha parece com as de surfe, com algumas adaptações (material mais duro e alças para prender os pés).

O trapézio (cinta que prende o cara à linha do kite) e o leash (cordinha que liga o pé à prancha) são os mesmos do windsurfe. Já o kite, em si, é uma pipa gigante em forma de concha feita com o mesmo material do pára-quedas.

Guia de Turismo e Viagem de Ilhabela – Kitesurf em ilhabela

Tags: