Ilhabela TrilhasIlhabela tem  dezenas de opções de trilhas para jipeiros, mountain-bikers, e adeptos do trekking.

Algumas trillhas em Ilhabela são bem sinalizadas, porém a maioria necessita do acompanhamento de um guia experiente, além de estar com um bom condicionamento físico, bem equipado e consciente do respeito que deve ter ao entrar na Mata Atlântica.

Dos quase 300 quilômetros quadrados de área protegida por lei que faz de Ilhabela o maior arquipélago oceânico brasileiro, ao menos 85% é do parque. O local preserva uma das maiores áreas de floresta da Mata Atlântica do estado de São Paulo, com árvores de 20 a 30 metros de altura e muitas bromélias e orquídeas.

As cachoeiras e trilhas são outra atração à parte. Entre as 17 opções estão a Água Branca e Chuveirinho, que ficam dentro da trilha que leva a praia de Castelhanos, e a dos Três Tombos, próxima à praia da Feiticeira.

Para os adeptos do trekking e amantes da natureza, segue algumas dicas para se aventurar na trilhas de Ilhabela:

Trilha da Água Branca

Nível de Dificuldade – Baixo

Com 2.145 metros de extensão, é a trilha mais sinalizada da Ilha, com pontos de descanso para piqueniques ao ar livre e identificação das diversas espécies de árvores.

Mapa de Ilhabela

Mapa de Ilhabela

Deliciosas cachoeiras e piscinas naturais refrescam a caminhada. Ela começa na guarita do Parque Estadual, na estrada de Castelhanos.

Trilha da Cachoeira do Boi e Friagem em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Alto

Localizada ao norte a partir da praia do Viana uma trilha se bifurca conduzindo as cachoeiras do Couro do Boi e da Friagem.

Estas ficam a 3 horas de caminhada, mas precisam de um guia experiente para serem alcançadas.

Trilha da Cachoeira do Veloso em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Médio

Localizada no sul da Ilha, a caminhada leva o visitante a interagir com a mata atlântica, e seu principal atrativo é a queda d água com aproximadamente cinquenta metros de altura, com um poço de cerca de setenta metros quadrados e profundidade média de um metro e setenta.

Mapa de Ilhabela com trilhas

Mapa de Ilhabela com trilhas

Tempo de duração: aproximadamente quarenta minutos.

Trilha da Praia Mansa e Vermelha em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Baixo

Partindo de Castelhanos pode-se chegar até estas três praias através de uma trilha que sai do lado sul da Baía. São 30 minutos até a primeira praia, onde vale uma pequena parada.

Através da mata, seguindo por mais 45 minutos atinge-se a praia Vermelha.

A cerca de mais duas horas fica a praia da Figueira. Todas com encantos peculiares, são habitats naturais da fauna e flora da mata Atlântica e de gente que vive da pesca e artesanato.

Trilha da Serraria, Guanxumas, e Eustáquio em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Médio

Serraria é composta de uma comunidade tradicional simples e pequena. Partindo dela percorre-se 1h até a praia da caveira, praia não habitada, porém, belíssima.

Daí, caminha-se 40 minutos até a praia de Guanxumas, povoada também com uma comunidade tradicional, e por fim, mais 20 minutos até a praia do Saco do Eustáquio, praia esta bem estruturada de bares e restaurantes, movimentada e ótima para a prática do mergulho.

Trilha do Bananal em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Médio

Localizada na parte central da Ilha, esta trilha chama muito a atenção pelo fato da trilha passar por um antigo bananal onde é comum a presença de animais e também de enormes árvores nativas. Como recompensa é possível se banhar na cachoeira.

Tempo de duração: aproximadamente uma hora e meia.

Trilha do Bonete e Cachoeira da Lage em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Médio

A empreitada requer boa forma física e se possível um pernoite na Praia do Bonete (há acomodações).

A partir da Ponta da Sepituba, onde há um estacionamento, os 13 km de trilha são bastante acidentados e atravessam três cachoeiras que são ótimas paradas para descanso. A ida leva de três a quatro horas de caminhada.

Trilha do Pico de São Sebastião em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Alto

Esta leva o visitante ao ponto mais alto da Ilha, atingindo 1,379 metros. Requer um bom condicionamento físico para se fazer esta caminhada, e como recompensa é possível interagir plenamente com a exuberância da mata atlântica em seu estágio dominante.
Tempo de duração: aproximadamente oito horas.

Trilha do Pico do Baepi em Ilhabela

Pico do Baepi em IlhabelaNível de Dificuldade – Médio

Subir o Pico do Baepi (1.025 metros de altitude) é um desafio de 4 horas de íngrime caminhada pela mata. É necessária uma autorização da administração do Parque, assim como o acompanhamento de guias.

Deve-se evitar a escalada em dias de chuva. Em um dia claro e sem nuvens a vista lá do pico alcança a cadeia de montanhas de Ilhabela, o canal e boa parte da Serra do Mar.

Trilha do Poço em Ilhabela

Nível de Dificuldade: Alto

Fica no final da estrada ao norte da ilha. Após a praia do Jabaquara, seguindo por 4 horas em uma trilha próxima a costeira atinge-se a praia do Poço, onde uma cascata despenca nas areias, formando uma piscina de água doce.

Trilha dos Três Tombos em Ilhabela

Nível de Dificuldade – Baixa

Localizada no sul da Ilha, Feiticeira, a trilha proporciona três atrativos: piscina natural, tobogã e uma queda de aproximadamente trinta metros, ótima para um relaxamento. Utilizada para a prática do Rapel.

Tempo de duração: quarenta minutos.

Trilhas para todos os gostos…

Descubra muitas praias e cachoeiras somente acessíveis por trilhas atravessando mata fechada e rica em espécies da fauna e flora exóticas como helicônias, bromélias, tucanos… Guias experientes o levam pelas trilhas com segurança e diversão, atravessando o Parque estadual de Ilhabela.

Trilhas em Ilhabela – Ilhabela guia de turismo e viagem

Tags: